O sistema linfático faz parte da defesa natural do organismo contra infecções. É composto por inúmeros gânglios linfáticos, conectados entre si pelos vasos (canais) linfáticos.
Os gânglios linfáticos estão situados no pescoço, axilas e virilha. Internamente, são encontrados, principalmente, no tórax (mediastino) e abdômen. As amídalas, o fígado e o baço também fazem parte do sistema linfático. Os vasos linfáticos transportam um fluido claro, chamado linfa, que circula pelo corpo e contém células chamadas linfócitos. Estas células atuam como defesa contra infecções. Os gânglios linfáticos funcionam como filtros, retirando da circulação linfática restos de células e de bactérias que passam por eles. Se, por exemplo, você tem dor de garganta, poderá notar que os gânglios do seu pescoço poderão estar aumentados. Isto é um sinal de que seu organismo está combatendo a infecção. Quando uma célula maligna se desprende de um tumor e entra na circulação linfática, ela pode alojar-se em um outro órgão com as mesmas condições de crescimento e proliferação, formando uma nova população de células tumorais, chamada metástase.
Obs.: - Todo crédito e responsabilidade do conteúdo são de seus autores. - Publicado em 18/11/03 - fonte: Instituto Day Care Center - http://www.daycare.com.br/
Artigos Relacionados: |